My Image

Após alcançar o ponto ideal dos ovos, retorne-os à batedeira e ligue-a em velocidade média para adicionar, pouco a pouco, os 80ml de água.

My Image
My Image

Agora é a vez da farinha de trigo. Desligue a batedeira e adicione com uma colher de sopa toda a farinha dentro da mistura de forma distribuída.

Uma vez adicionada toda a farinha, volte a ligar a batedeira em velocidade média e deixe um tempo a massa batendo para incorporar completamente a farinha de trigo à mistura.


Após incorporar a farinha de trigo, desligue novamente a batedeira e adicione o açúcar na massa, também de forma gradativa. Na sequência, volte a ligar a batedeira em velocidade média para a mistura ganhar consistência.

My Image
My Image
My Image

Com a batedeira ainda ligada, adicione primeiramente o emulsificante e em seguida todo o fermento em pó.


*DICA DA FLAVINHA: o emulsificante aqui é super importante, pois ele é o responsável por deixar a massa levinha, macia e úmida. Sua função é incorporar o ar durante o batimento da massa, facilitando uma mistura mais uniforme entre os ingredientes.

Desligue mais uma vez a batedeira para agora acrescentar todo o chocolate em pó, de uma única vez.

My Image
My Image
My Image
My Image
My Image
My Image
My Image
My Image

INGREDIENTES:

- 80ml de água

- 14g de fermento

- 30g de chocolate em pó

- 30g de emulsificante

- 6 ovos inteiros

- 240g de açúcar refinado

- 340g de farinha de trigo

Coloque somente todos os ovos inteiros em uma batedeira e ligue-a, primeiramente na velocidade mínima, aumentando gradativamente a velocidade até que a mistura dos ovos adquira uma textura homogênea.

Esta é a consistência perfeita dos ovos batidos.

Uma vez que todos os ingredientes foram adicionados, aumente gradativamente a velocidade da batedeira e deixe-a misturando bem a massa para garantir que todos os componentes se misturem por completo e resultando em uma massa final bastante homogênea.

Escolha três assadeiras iguais, de preferência circulares, unte-as com manteiga e farinha de trigo e espalhe a massa pronta igualmente entre elas.


Caso não tenha três assadeiras idênticas, use a mesma assadeira para todos os bolos, assando-os em sequência, porém garantindo que a mesma quantidade de massa seja distribuída entre os três.


É de grande importância a correta distribuição para garantir que os bolos sejam iguais, pois uma vez prontos, eles serão colocados um sobre o outro e é preciso uma uniformidade entre eles para a decoração final ser perfeita.

My Image
My Image

Pré aqueça o forno a 180º e quando ele já estiver quente coloque as assadeiras. Neste caso eu assei os três bolos ao mesmo tempo, para isso foi necessário um tempo médio de 30 minutos para as três massas ficarem prontas simultaneamente, não mais do que isso.


*DICA DA FLAVINHA: Junto com as assadeiras eu coloco também um pequeno recipiente com água dentro do forno, porque isso deixa o forno mais úmido fazendo com que a massa asse mais uniformemente.


Você vai ver como a massa do bolo irá ficar super leve, macia e saborosa.

My Image

RECHEIO DE BRIGADEIRO

INGREDIENTES:

- 400ml de leite

- 400g de creme de leite

- 70g de chocolate em pó peneirado

- 1 lata de leite Condensado

My Image

Em uma panela funda, coloque todo o creme de leite, o leite condensado, o chocolate em pó e o leite e misture-os bem, ainda com o fogão desligado.

My Image
My Image
My Image
My Image
My Image

É importante mexer bem os ingredientes ainda com o fogão desligado para desfazer os pequenos grumos (pelotas) que se formam ao misturar os ingredientes.


Após misturar bem os ingredientes frios, ligue o fogão em temperatura média e mexa constantemente até que adquira-se uma consistência homogênea.

Quando o recheio chegar neste ponto, desligue o fogo e deixe descansar por um tempo até que a mistura esfrie e alcance seu ponto ideal.

My Image

Este é considerado o ponto ideal do recheio. A partir de agora ele está pronto para ser utilizado.

My Image

Em uma forma de bolo sem fundo, do mesmo diâmetro da forma utilizada para assar os bolos, coloque o primeiro bolo.


*DICA DA FLAVINHA: Antes de começar a colocar o recheio eu sempre passo uma calda que eu mesmo preparo sobre a massa do bolo para deixar ele ainda mais saboroso, úmido e molhadinho em contato com o recheio.


Aqui vai a receita da calda:

- 5 cravinhos

- 1 canela em pau

- 2 xícaras de açúcar

- 4 xícaras de água

- 1 tampinha de conhaque (eu uso o conhaque Presidente)


É só colocar todos esses ingredientes dentro de uma panela, menos o conhaque, e deixar ferver por apenas 5 minutinhos. Assim que esfriar despeje o conhaque e prontinho, a calda está feita!


Para facilitar a passar no bolo eu costumo usar uma garrafinha de plástico comum transparente e furo de 3 a 4 furinhos distribuídos na tampinha. Dessa forma, ao molhar a massa você não joga calda em excesso e distribui bem pelo bolo.


#FICAADICA

My Image
My Image

Após umedecer, acrescente aos poucos o recheio e distribua-o com uma colher de sopa em movimentos lentos e circulares com cuidado para não danificar e furar a massa do bolo abaixo.

Repita este mesmo processo para os bolos seguintes, sempre lembrando-se de adicionar a mistura para umedecer os bolos e deixa-los mais molhadinhos em contato com o recheio.

My Image
My Image
My Image

Depois de finalizar a terceira e última camada é só retirar a forma metálica e pronto, o bolo já está preparado para a próxima etapa: receber a blindagem com ganache.

BLINDAGEM COM GANACHE

My Image

INGREDIENTES:

- 500g de chocolate ao leite para cobertura

- 125g de creme de leite

My Image

Primeiramente, derreta o chocolate no micro-ondas pouco a pouco, adicionando um tempo, parando para mexer e novamente adicionando mais tempos até que ele atinja a textura exemplificada na imagem abaixo.

Despeje os dois ingredientes em uma travessa funda e mexa bem por um tempo até que todos os pequenos pedaços se desfaçam e a mistura adquira uma consistência bastante homogênea.

My Image
My Image

Retire o bolo da forma sem fundo e despeje, pouco a pouco, o ganache sempre espalhando uniformemente com uma espátula reta.

My Image
My Image
My Image

Espalhe também pelas laterais, sempre tendo o cuidado de preencher os vazios para garantir uma cobertura uniforme e com a mesma espessura.


Deixe uma camada generosa de ganache, porém sem exageros, pois acima desta camada ainda virá uma outra cobertura de brigadeiro na sequência.

My Image
My Image

COBERTURA DE BRIGADEIRO

INGREDIENTES:

- 1 lata de leite condensado

- 1 caixinha de creme de leite

- 30g de manteiga

- 40g de chocolate em pó

Despeje todos os ingredientes em uma panela e mexa bem antes de levar ao fogo.

My Image
My Image
My Image
My Image
My Image
My Image

Ligue o fogão em fogo médio e mexa constantemente para que os ingredientes se misturem bem e não grudem no fundo da panela.


Mexa até que desapareçam todos os grumos e o brigadeiro fique homogêneo.

Quando o brigadeiro alcançar este ponto desligue o fogo e deixe descansar.

My Image

Com a espátula reta espalhe o brigadeiro sobre a camada de ganache pouco a pouco tendo o cuidado para manter uma espessura uniforme de cada camada de cobertura.

My Image

Retire as rebarbas que ficarem, alinhe tanto no topo do bolo quanto nas suas laterais e pronto, seu bolo está finalizado.


Você pode seguir a receita parando por aqui ou continuar para o próximo capítulo onde ensinarei a fazer uma decoração para este bolo deixando ele mais bonito e apresentável sendo uma ótima opção para festas de aniversários e outros eventos.

My Image

Baixe já o Ebook Completo GRÁTIS com o passo a passo para fazer este lindo Bolo Margarida

FIM DA 1ª PARTE

My Image

BOLO MARGARIda

1ª parte

Passo a Passo Completo

My Image